sexta-feira, 27 de maio de 2011

A (MÁ) EDUCAÇÃO NO BRASIL

A EDUCAÇÃO, ou a falta dela, no Brasil está mesmo um caos.
Uso como parâmetro as escolas do interior do Brasil, em especial, do interior da Bahia, onde o Brasil começou e começaram nossos problemas.
Em Piritiba-BA, por exemplo, tem crianças na 5ª série ou 6º ano, como queiram, que não sabem fazer uma conta simples de subtração. Outro dia passei a seguinte conta para um desses alunos: (245 - 137 =), e o coitado não conseguiu resolver. Esses mesmos alunos tem dificuldades seríssimas no tocante a leitura e compreensão de texto, assim como a maioria das cidades baianas.
Dias atrás, uma mãe me falou que o filho de 8 anos que cursa a 2ª série não sabia sequer escrever o próprio nome, como também não sabia ler. A mesma mãe disse que procurou a instituição e pediu a professora que não passasse o filho de ano, tendo a concordância da mesma. Só que logo após, a professora procurou a mãe da criança com o recado da diretora da escola dizendo que pela idade o aluno não poderia permanecer mais na série em que estava, e que isso era um direcionamento do governo do estado. Se isso for verdade, eu ficou me perguntando o que será da Bahia daqui a 5 ou 10 anos. 
A Bahia que já teve grandes escritores, agora tem o quê? O axé? A 'swingueira', com suas letras para retardados?
Eu que gosto de sempre estou procurando projetos culturais na área da literatura, nunca consegui encontrar nenhum edital no sitio da Secretaria de Cultura da Bahia. Já vi de tudo: capoeira, teatro, música . . ., mas literatura que é bom, nada.
Se o presente é sombrio, o futuro se apresenta tenebroso.

Marcos, O Pensador

Nenhum comentário:

Postar um comentário