sábado, 30 de outubro de 2010

DÚVIDAS SOBRE O SEGUNDO TURNO?


Neste domingo (31/10) o Brasil estará votando para escolher o seu novo presidente e oito estados e o Distrito Federal estarão escolhendo seus governadores.
O horário da eleição será de 8h às 17h (horário de Brasilia).
Todos os Homens e mulheres de nacionalidade brasileira, domiciliados em território nacional, alfabetizados, maiores de 18 anos e menores de 70 são obrigados a votar.
É obrigatório levar documento oficial com foto, de acordo com a regra que começa a valer nesta eleição. O título de eleitor não é obrigatório para o eleitor que souber a zona e a seção em que deve votar. Serão aceitos documento de identidade (RG), identidade funcional, carteira profissional, carteira de motorista, certificado de reservista ou passaporte. A Justiça Eleitoral destaca que certidões de nascimento ou de casamento não são aceitas.
Para consultar o local de votação basta acessar o site do TSE, informando nome completo, data de nascimento e nome da mãe.
Para quem não está fora do domicilio eleitoral nestas eleições será permitido o voto em trânsito para presidente.

Marcos, O Pensador

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A VIDA

Prezados leitores do blog Marcos, O Pensador, hoje (27/10) é o meu aniversário, por isso, peço a permissão de vocês para transcrever um poema de Shakespeare em homenagem a vida.

Poema a Vida por William Shakespeare

Eu aprendi...
...que ignorar os fatos não os altera;

Eu aprendi...
...que quando você planeja se nivelar com alguém, apenas esta permitindo que essa pessoa continue a magoar você;

Eu aprendi...
...que o AMOR, e não o TEMPO, é que cura todas as feridas;

Eu aprendi...
...que ninguém é perfeito até que você se apaixone por essa pessoa;

Eu aprendi...
...que a vida é dura, mas eu sou mais ainda;

Eu aprendi...
...que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu.

Eu aprendi...
...que quando o ancoradouro se torna amargo a felicidade vai aportar em outro lugar;

Eu aprendi...
...que não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito;

Eu aprendi...
...que todos querem viver no topo da montanha, mas toda felicidade e crescimento ocorre quando você esta escalando-a;

Eu aprendi...
...que quanto menos tempo tenho, mais coisas consigo fazer.

William Shakespeare

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

SERRA: COMO POLÍTICO É ÓTIMO ATOR

Ontem á tarde tomei um susto quando vi na internet que Serra havia sido agredido por militantes do PT. Confesso que fiquei apreensivo, pois, independente de não gostar nem um pouco do político, eu sou totalmente contra todo tipo de violência. Fui então à procura de informações sobre o caso.
No site jornalístico O Globo,  encontrei um artigo de Fábio Brisolla, intitulado 'Serra pe agredido durante enfrentamento entre militantes em ato de campanha no Rio' onde o pastor Mauríco Teixeira, que estava ao lado de Serra na hora do ocorrido, afirmava que José Serra havia sido atingido por adesivos de papel, informação esta que pude confirmar na noite de ontem (20/10) no Jornal Nacional.
Esse episódio serviu para mostrar que Serra como político é um ótimo ator, ou melhor, ator MENTADO. Ele parecia jogador de futebol que simula está sendo agredido para o juíz expulsar o jogador do outro time. Só que nesse caso, onde as imagens são claras, o que às vezes não quer dizer muito no futebol, os juízes somos nós, os eleitores.

Marcos, O Pensador

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

PLEBISCITO POPULAR

Caros leitores,
Sedo meu blog para a divulgação do resultado do Plebiscito Popular Pelo Limite da Propriedade da Terra, os dados são estes:
Cerca de meio milhão de brasileiros e brasileiras dizem SIM ao limite da propriedade de terra
O Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo entregou hoje à sociedade brasileira o resultado do Plebiscito Popular sobre o Limite da Propriedade, realizado de 1º a 12 de setembro.

Participaram deste plebiscito 519.623 pessoas, em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal. Só não participaram do mesmo, Santa Catarina, Amapá e Acre que optaram por fazer o abaixo-assinado, somente. Eram admitidas à votação pessoas acima de 16 anos, portanto em condições de votar.
Duas foram as perguntas formuladas às quais se devia responder sim ou não.
A primeira: Você concorda que as grandes propriedades de terra no Brasil, devem ter um limite máximo de tamanho?
A segunda: Você concorda que o limite das grandes propriedades de terra no Brasil possibilita aumentar a produção de alimentos saudáveis e melhorar as condições de vida no campo e na cidade?
95,52% (495.424) responderam afirmativamente à primeira pergunta, 3,52% (18.223), negativamente, 0,63% foram votos em branco e 0,34%, votos nulos.
Em relação à segunda pergunta os que responderam sim foram 94,39% (489.666), 4,27% (22.158) responderam não, 0,89 % foram votos em branco e 0,45%, votos nulos.
Considerando as dificuldades enfrentadas tanto na produção, quanto na distribuição de um mínimo de material, pela falta de recursos e de pessoal disponível; considerando que o Fórum e outras entidades envolvidas não tiveram acesso a qualquer veículo de comunicação de massas; considerando o momento, quando as atenções estão voltadas e os militantes envolvidos nas campanhas eleitorais, pode-se saudar o resultado como muito positivo.
Mais de meio milhão de pessoas se posicionou afirmativamente em relação à necessidade e à conveniência de se colocar um limite à propriedade da terra. Este é um indicador expressivo de que a sociedade brasileira vê a proposta como adequada. É uma amostragem do que pensa boa parcela do povo brasileiro. As pesquisas de opinião ouvem duas ou três mil pessoas e seus dados são apresentados como a expressão da vontade da sociedade!
Mas o que se pode ressaltar como o mais positivo, e que os números não expressam, é todo o trabalho de conscientização que se realizou em torno do plebiscito. Foi desenvolvida uma pedagogia que incluiu reflexão, debates, organização de comitês, divulgação e outros instrumentos sobre um tema considerado tabu, como é o da propriedade privada.
Em quase todos os estados foram realizados debates em universidades, escolas, igrejas e outros espaços em que se pôde colocar a realidade agrária em toda sua crueza. Para muitos, cujo contato com o campo é praticamente nulo, estes debates abriram um horizonte novo no conhecimento da realidade brasileira. Também se pode saudar como fruto precioso deste processo, os inúmeros trabalhos e textos produzidos pela academia sobre o arcabouço jurídico que se formou em torno à propriedade da terra e sobre aspectos históricos, sociológicos e geográficos da concentração fundiária no Brasil. Não fosse a proposta do plebiscito esta reflexão não teria vindo à tona com a força com que veio.
Este ensaio está também a indicar que um Plebiscito Oficial deveria ser proposto para que todos os cidadãos e cidadãs pudessem se manifestar diante de um tema de tamanha importância para o resgate da cidadania de milhões de brasileiros e brasileiras que lutam, muitas vezes sem sucesso, buscando um pedaço de chão onde viver e de onde retirar o sustento. O Fórum vai continuar firme na luta para que seja colocado um limite à propriedade da terra.
A população brasileira também foi convidada a participar de um abaixo-assinado que continua circulando em todo país até o final deste ano. O objetivo desta coleta de assinaturas é entrar com um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) no Congresso Nacional para que seja inserido um novo inciso no artigo 186 da Constituição Federal que se refere ao cumprimento da função social da propriedade rural.
Já o plebiscito popular, além de consultar a população sobre a necessidade de se estabelecer um limite máximo à propriedade da terra, teve a tarefa de ser, fundamentalmente, um importante processo pedagógico de formação e conscientização do povo brasileiro sobre a realidade agrária do nosso país e de debater sobre qual projeto defendemos para o povo brasileiro. Além disso, o Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade de Terra veio como um instrumento para pautar a sociedade brasileira sobre a importância e a urgência de se realizar uma Reforma Agrária justa em nosso país.
A proposta da Campanha Nacional pelo Limite da Propriedade de Terra visa pressionar o Congresso Nacional para que seja incluído na Constituição Federal um novo inciso que limite o tamanho da terra em até 35 módulos fiscais - medida sugerida pela campanha do Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo (FNRA).
Além das 54 entidades que compõem o Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo, também promovem o Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra, a Assembléia Popular (AP) e o Grito dos Excluídos. O ato ainda conta com o apoio oficial das Pastorais Sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic).

Assessoria de Comunicação da Cáritas Regional NE3
Rua Emília Couto, 270B – Brotas
40.285-030 – SALVADOR/BA
Fone: (71) 3357.1667 - ramal 23
Fone/Fax: (71) 3356.8013
E-mail:
comunicacaone3@caritas.org.br

terça-feira, 19 de outubro de 2010

QUEM É O PAI DA CRIANÇA?

Nos últimos dias na campanha eleitoral para presidente do candidato do PSDB, apareceu um ator dizendo que a Ficha Limpa era coisa do pessoal de Serra. 
Decorrente dessa afirmativa, e da atitude de alguns parlamentares, que tomam para si a "paternidade"  da Lei da Ficha Limpa, o MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral) publicou uma nota pública na qual afirma que apesar do apoio dos parlamentares, o pai e a mãe do Ficha Limpa é a sociedade brasileira. E, na mesma nota, o MCCE repudia o uso indevido do nome do Movimento em prol de um determinado candidato em detrimento de outro, já que o Movimento é suprapartidário.
Era só o que faltava! A sociedade civil se mata para colher assinaturas pra uns e outros, que nunca tiveram comprometimento com as causas populares, ficarem fazendo pose de bonzinhos.
Veja a nota do MCCE na íntegra: http://www.mcce.org.br/node/358 

Marcos, O Pensador

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

EM CIMA DO MURO OU "INDEPENDENTE"?

Desde o inicio da Campanha Eleitoral no primeiro turno, sinto falta de uma coisa nos candidatos a presidência, coisa essa que poderia ser relegada ao esquecimento se não fosse a sua fundamental importância. Que coisa é essa? As benditas PROPOSTAS de governo.
Os nossos candidatos a presidente já fizeram de tudo: já trocaram acusações, já falaram da vida um do outro, mostrando apenas que, nenhum dos dois, tem capacidade para ocupar tal cargo.
Enquanto os candidatos se engalfinham, num verdadeiro festival de baixarias, os eleitores ficam sem saber o que é que os tais presidenciáveis pretendem realmente.

E Marina, hein? Saltou fora. Já era de se esperar.
O PV usou a palavra "independência" para designar uma "subida no muro". Só o tempo dirá se essa foi a decisão mais acertada.
Agora nos resta aguentar as baixarias do horário político e dos debates.
Até o 31/10, "dia do juízo final". Ou não.

Marcos, O Pensador

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

NÃO TOMARÁS O NOME DO TEU DEUS EM VÃO

Outro dia, conversando com minha comadre, lhe fiz a seguinte pergunta: 'Em quem a senhora vai votar para presidente?' prontamente ela me respondeu: 'Em Deus, porque ele me dá tudo que eu preciso'. No momento achei só engraçada a resposta, mas, ao chegar em casa, vi que isso tem tudo a ver com o atual momento político, onde tanto Serra, como Dilma estão tirando uma de "santinhos do pau oco". Ambos estão tentando passar aos eleitores uma imagem de religiiosidade falsa, infrigindo o 3º mandamento.

Marcos, O Pensador 

CNBB LANÇA NOTA FALANDO SOBRE O MOMENTO POÍTICO ATUAL

No último dia 08 de outubro, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), por meio de sua presidência, lançou uma nota onde  congratula-se com o povo brasileiro pelo exercicio da cidadania no primeiro turno, e, ao mesmo tempo, lamenta que os nomes da CNBB e da Igreja Católica estejam sendo usados de forma indevida, e com a intenção de manipular os eleitores.
A presidencia da CNBB, também deixou claro que somente os Bispos tem autoridade para tratrar de assuntos relativos a fé e a moral cristã.
Veja a nota na íntegra no site: http://www.cnbb.org.br/site/notas-e-declaracoes/4906-nota-da-cnbb-em-relacao-ao-momento-eleitoral
É lamentavel ver tanta hipocrisia por parte da canalhada neoliberal. Essa gente que nunca se preocupou com o povo pobre, agora pousando de guardiões da família e da moral. Chega a ser ridículo. O pior de tudo, é ver que ainda tem quem se iluda com canto das sereias neoliberais.

PS: Está circulando na internet uma suposta nota da CNBB  datada de 21/07, cujo conteúdo diz, dentre outras coisas: "recomendamos a todos verdadeiros cristãos e verdadeiros católicos a que não dêem seu voto à Senhora Dilma Rousseff e demais candidatos que aprovam tais "liberações", independentemente do partido a que pertençam".
O conteúdo dessa nota distoa por completo da verdadeira nota publicada pela CNBB.

Marcos, O Pensador

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

DOM ODILIO SCHERER E A POLARIZAÇÃO DO ABORTO NO DEBATE ELEITORAL

Durante o encerramento da Semana Nacional da Vida,  evento organizado no Amparo Maternal, entidade que acolhe gestantes carentes em São Paulo no último dia 07/10, Dom Odilio Scherer, Arcebispo de São Paulo e membro do conselho permanente da CNBB, criticou a polarização do Aborto no debate eleitoral, para ele os candidatos devem ser claros em apresentar suas posições sobre o tema. 
Segundo Dom Odilio, os eleitores precisam saber o que pensam os candidatos sobre o aborto, mas, não é positiva a polarização do debate em torno do assunto e que existem muitos outros assuntos que merecem ser discutidos com igual atenção.
Eu concordo plenamente com ele. Existem assuntos que também podem ser considerados importantes por todos aqueles que defendem a vida. Por exemplo: As drogas, o que fazer para combatê-las? O desemprego, sobretudo dos jovens. O que pode ser feito? A eduação. Que melhorias podem ser feitas? Quais políticas públicas serão implantadas para melhorar essas áreas e muitas outras que não foram citadas? Tudo isso é gerador de vida.
Se formos ver que candiado é a favor ou contra o aborto, em quem iremos votar? Pois tanto Serra como Dilma em algum momento da sua caminhada política defenderam o aborto. 
Em 2007, quando ocupava o cargo de ministra-chefe da Casa Civil, Dilma disse que era um absurdo que o Brasil não houvesse discriminalizado o aborto.
Em 1998, quando Serra era o Ministério da Saúde, ele assinou norma técnica que orienta método de aborto em casos de estupro.
E agora?

Marcos, O Pensador

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

NOTA DA COMISSÃO BRASILEIRA DE JUSTIÇA E PAZ

A CBJP (Comissão Brasileira de Justiça e Paz), organismo vinculado à CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), preocupada com as dificuldades criadas por muitos grupos que, em nome da fé, estão impedindo o voto livre e consciente, lançou hoje (07/10) uma nota de esclarecimento sobre o momento político e a religião.
Clique no link e leia a nota da CBJP: http://www.mcce.org.br/node/357
Já estava passando da hora de alguém com respaldo se manifestar.

Marcos, O Pensador

DE QUEM SERÃO OS VOTOS DE MARINA?

Nestes últimos dias, Marina Silva se tornou uma das pessoas mais imporantes da política nacional, não somente pela ideologia e seu belíssimo desempenho no primeiro turno, mas, sobretudo, pelo destino que ela pode dar a eleição para presidente no segundo turno.
Segundo Leonardo Boff, renomado teólogo brasileiro, Marina pode reforçar o projeto do novo Brasil, e que ela tem muito a contribuir para o crescimento sustentável do mesmo.(Leia o artigo de Leonardo Boff na íntegra, clique no link: http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=51457
O grande questionamento da humanidade no momento é: De quem serão os votos de Marina? Esta pergunta parece uma daquelas feitas no final de novela, do tipo: Quem matou Odete Roitman? ou Quem matou Salomão Hayala? 
Mas, ao contrário do final de novela, que acaba ali e pronto. A resposta a esta pergunta pode nos trazer consequências devastadoras.
Marina pode tomar três decisões:
  1. Escolher dar seu apoio a Serra. O que poderá  causar seu 'suicídio' político;
  2. Apoiar Dilma. Com isso poderá negociar um Ministério de maior expressão e incluir alguns pontos do seu programa no governo Dilma, como também pode perder o prestígio conquistado nas eleições do primeiro turno;
  3. Deixar que Dilma e Serra se engalfinhem;
Tudo pode acontecer; inclusive, nada.
Segundo pessoas ligadas ao PV, Marina Silva se pronunciará sobre o assunto no próximo dia 15/10.
Durma-se com um barulho desse!

Marcos, O Pensador

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A POLÊMICA DO ABORTO NAS ELEIÇÕES

Um dos fatores que fizeram com que Dilma despencasse nas pesquisas antes do primeiro turno e fosse para o segundo com Serra  foi o "filme queimado" dela com os cristãos devido a um desejo do PT de legalizar o aborto.
Eu mesmo fui "bombardeado" por emails que diziam para não votar nela (Dilma) e até diziam que o filho do vice dela seria o chefe dos satanistas no Brasil.
Tirando os exageros de alguns desvairados, eu também me coloco contra a legalização do aborto. Mas, caso haja uma intenção, seja de quem for, de legalizá-lo deveria haver antes uma consulta popular.
As pessoas não podem ficar presas a algo que ninguém tem certeza se vai acontecer realmente. Tem antes que se apegar ao que é concreto. Muitos dizem que o aborto é pecado, o que é verdade (de acordo com os preceitos cristãos), e deixar milhões de pais de família desempregados  vendo seus filhos passando fome, sem terem como estudar, sem nenhuma perspectiva de um futuro melhor, também não é pecado? E era isso que fazia o PSDB quando estava no poder. É complicado!
Por tudo isso, temos que ter bastante discernimento na hora de escolher nosso novo presidente e não nos deixarmos envolver por achismos e suposições. E, caso queiram legalizar o aborto, nós que soomos contra, devemos sair nas ruas e usar os meios de comunicação para protestar contra isso. O que não podemos fazer é ficarmos parados "emprenhando pelos ouvidos"

Marcos, O Pensador

terça-feira, 5 de outubro de 2010

ACORDA ALICE!

Já diz o ditatado popular: "questão de gosto não se discute". Olhando as últimas bandas que estão surgindo ultimamente, me pergunto, aonde vamos parar? Quando eu era criança apareceu uma banda portoriquenha chamada menudos, eram os rídiculos da época. Agora só o que não faltam são bandas e cantores ridículos. Um exemplo disso é a famigerada banda Restart. Pelo amor de Deus o que é aquilo? que coisa monstruosa. Isso sem falar nas duplas sertanejas atuais. São tantas que se você for ao quintal da sua casa e balançar uma árvore devem cair dela uma meia dúzia delas.
Agora entendo a falta de interesse de nossos jovens pelo futuro do nosso país, eles estão vivendo no "país das maravilhas".
Então, usando de um ditado muito utilizado em Fortaleza, eu digo: Acorda Alice!

Marcos, O Pensador

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

AMANHÃ PODE ACONTECER TUDO, INCLUSIVE NADA

Esse blog foi criado para tratar de temas atuais, então por isso, o tema mais tratado aqui nos últimos posts é política. Mas, pra que não gosta, não se preocupem que tá passando a tempora de caça ao voto.
Em alguns estados, como aqui na Bahia, a eleição para governador terminou no tempo normal. Já a nível nacional, a eleição para presidente foi para os pênaltis. Parece que Dilma tá se esforçando muito para perder esta eleição, ela tinha tudo pra ter ganho no primeiro turno, mas ... (fica aí o espaço para você dizer o que aconteceu). A questão é que agora está aberta a temporada de caça aos votos de Marina Silva. Quem será que vai conseguir "seduzí-la?" O futuro político dela vai depender de pra que lado ela irá pender.
E o Tiririca ...? Foi bem votado. 1.353.367 pessoas jogaram seus votos na lata do lixo. Nada contra meu contarrâneo, mas sou contra esse povo que nunca fez trabalho social algum, e de uma hora pra outra saem como candidato. Nesse contexto também incluo os exjogadores de futebol e as mulheres frutas (enquanto muitas mulheres lutam pela sua emancipação, outras fazem questão de voltar a ser objeto, no caso fruta). Pobre do Tiririca, aqui fora ele era um grande palhaço e lá em Brasilia irá ser apenas mais um.
E agora? Como diz o trecho de uma música, que eu não lembro o nome do compositor: "Se avexe não, amanhã pode acontecer tudo, inclusive nada."
Marcos, O Pensador

sábado, 2 de outubro de 2010

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

ÚLTIMO DEBATE DO PRIMEIRO TURNO

O debate entre os quatro principais candidatos à Presidência da República – Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) – começou morno, marcado pela discussão de temas básicos como previdência, saúde, criação de empregos, transporte, saneamento, habitação e funcionalismo público.
Confesso que esperava mais. Creio que Serra e Dilma não quiseram se expor entrando em temas polêmicos.
O ponto alto do debate de ontem (30/09) foi o confronto entre Serra e Marina que o acusou de fugir das perguntas.
O restante do debate seguiu o roteiro de filme "picolé de chuchu", Plínio com o velho discurso de dá um calote na dívida externa, blá, blá, blá ...., Marina ... bom ... Marina é Marina, Dilma e Serra com o velho papo de "cerca Lourenço".
Espero que você, caso ainda tivesse com dúvidas, as tenha tirado assistindo o debate de ontem.
Vote certo. Voto não tem preço, tem consequências!

Marcos, O Pensador